Confira abaixo as dúvidas mais frequentes dos clientes do laboratório Biominas, caso tenha uma dúvida diferente entre em contato conosco.
Medicamentos interferem em exames laboratoriais?
Alguns medicamentos como Antibióticos, anti-inflamatórios, aspirina, hormônios, entre outros, podem interferir em alguns exames.
Portanto, avise o atendente sobre qualquer medicamento que estiver tomando. Dessa forma, os dados fornecidos serão utilizados para prover o resultado correto do seu exame
Devo suspender o uso de medicamento para realização de exames?
Somente em caso de orientação médica. Em outra situação, deve-se informar o atendente sobre o uso do medicamento. Além disso, pode ocorrer que o exame seja feito justamente para verificar o a concentração do medicamento no corpo do paciente.
Posso realizar exames após esforço ou atividade física?
É recomendado que a prática de atividades físicas seja evitada antes do exame ser feito, uma vez que essa ação pode resultar em uma mudança das condições normais do organismo.
Tenho que fazer jejum para todo exame de sangue, fezes e urina?
Exames de fezes e urina não exigem jejum.
Água “quebra” o jejum?
Apesar de o consumo de água não ser proibido, ele deve ser feito com moderação, dado que a ingestão excessiva de água pode resultar em uma alteração do exame de urina. Em contrapartida, quando se tratar de um exame de sangue, a água não tem influência alguma.
Posso realizar exames de sangue com gripe ou febre?
Apesar de alguns exames serem feitos justamente para avaliar ou esclarecer a causa da febre ou gripe, consequentemente, não havendo problema caso o paciente esteja doente, alguns exames metabólicos ou imunológicos podem sofrer algumas interferência. Portanto, consulte o laboratório ou o médico antes de fazer seus exames.
Após coletar sangue, posso “ter atividades normais”?
Sim ,após feita, a coleta de sangue não te restringe de qualquer atividade.
Sinto mal ao coletar sangue. Como proceder?
No momento da coleta, informe o atendente do seu desconforto. Assim, ele poderá se adequar para te atender da melhor maneira possível.
Bebida alcoólica pode interferir nos resultados dos exames?
Sim, especialmente nos de triglicérides. Portanto, sugere-se abstinência alcoólica de, no mínimo, 72 horas antes da realização desse exame.
Posso fumar antes de fazer exames?
Não, isso pode afetar os resultados
Posso fazer exames menstruada?
Sim. Porém, alguns hormônios e proteínas sofrem alterações durante esse período. Portanto, é importante informar corretamente ao laboratório a data do início da última menstruação e se essas são regulares ou não.
Contudo, é recomendável evitar a colheita de exames de urina durante a menstruação. Caso o exame não seja de urgência, aguarde 72 horas após o término do período menstrual para realizar a coleta da urina. E caso não seja possível esperar, proceder uma boa higienização antes da coleta para minimizar qualquer interferência. Nestes casos, informar ao laboratório sobre a menstruação.
Exames têm que ser feitos sempre pela manhã ou podem ser feitos a tarde?
Alguns exames, como possuem uma variação ao decorrer do dia , são colhidos obrigatoriamente durante a manhã devido à uma padronização. Entretanto, outros exames não sofrem com isso.
Portanto, é sempre importante perguntar mais informação sobre o exame que o paciente irá fazer para o laboratório
Por que , às vezes, o local de coleta do sangue fica roxo? Como Proceder?
Em alguns casos ocorre um extravasamento de sangue para fora da veia e o local fica roxo, ou seja, um pequeno hematoma. Isto pode ocorrer com pessoas que tem veias muito profundas ou que estão em uso de alguns tipos de medicamentos (principalmente anticoagulantes). Cuidados após a coleta podem evitar o aparecimento de hematomas. Não dobrar o braço, usar blusas com mangas mais frouxas e evitas carregar peso (ex: bolsas e sacolas) reduzem a probabilidade de hematomas. Se ocorrer o hematoma, é importante informar o ocorrido ao laboratório. Realizar compressa de água morna no local comprometido, várias vezes ao dia, para ajudar a reabsorção do sangue extravasado. Após reabsorção o local voltará ao normal.
Urina só pode ser colhida no laboratório?
Não, A urina pode ser colhida em casa desde que as orientações de higienização e coleta, passadas pelo laboratório, sejam cuidadosamente seguidas.
Para fazer exames de urina, só posso colher “a primeira da manhã”?
Somente se solicitado pelo médico. Caso contrário, o exame pode ser feito em qualquer hora do dia, desde que se tenha duas horas de retenção de urinária.
Posso fazer exame de urina se estiver utilizando cremes ou óvulos vaginais?
Sim. Desde que não deixe misturar estes medicamentos ao material de urina. Uma boa higiene para retirar resíduos do medicamento e uso de tampão no momento da coleta impedem a “contaminação” do material colhido para exame.
O laboratório “passa sonda” para coletas de urina?
Não. Recomendamos que seja procurado um serviço de enfermagem especializado para este procedimento. Porém o paciente já com sonda pode trazer o material de urina ou vir ao laboratório para colher material normalmente.
Materiais de fezes e urina tem que ser entregues imediatamente após coleta ao laboratório?
A maioria dos exames permite que os materiais sejam refrigerados por até 12 horas antes de serem entregues ao laboratório. Contudo, alguns exames exigem amostras frescas. Por isso, é sempre importante consultar o laboratório a respeito do exame que será feito
Posso realizar exame de fezes quando estiver de “diarreia”?
Sim, alguns exames são feitos justamente para justificar a causa da diarreia. Porém, é importante que o paciente não esteja sendo afetado por medicamentos, como laxante, que podem alterar o estado das fezes.
O laboratório pode reconvocar para uma nova coleta de um exame já realizado?
Sim. Essa nova coleta pode ser realizada para comparar e confirmar alguns resultados. Quando feito, esse procedimento pode, além de aumentar a segurança dos resultados, antecipar uma situação em que o médico solicite uma nova coleta.
Alguns médicos passam orientações diferentes das do Laboratório Biominas? Como proceder?
Uma orientação médica sempre prevalece sobre uma do laboratório. Nos casos onde a orientação médica for diferente da do laboratório, o paciente deve informar as condições orientadas pelo médico, no momento do atendimento.
Como posso ter acesso aos meus resultados?
Os resultados podem ser adquiridos em qualquer unidade física do laboratório Biominas, ou por meio virtual, para acessar o resultado do seu exame virtualmente clique aqui e utilize a senha e o login fornecidos no momento do atendimento, caso necessário, o Biominas pode enviar o resultado do seu exame aonde é que o paciente esteja. Contudo, uma taxa de serviço será cobrada pela entrega.
Outra pessoa pode retirar meus resultados?
Somente se ela estiver com o protocolo de resultados fornecido pelo Laboratório ao cliente no momento do atendimento.
Algumas situações excepcionais podem ocorrer e serão avaliadas pelo laboratório.
O laboratório realiza coleta em casa ou no trabalho?
Sim. Temos um serviço de coleta externa que atende ao cliente em casa, no trabalho ou local de sua escolha. Nestes casos, existe uma taxa de deslocamento que varia de acordo com o local.
O laboratório realiza “Atendimento a Empresas”?
Sim. Possuímos mão de obra qualificada para atender às empresas sem que o fluxo de trabalho seja interrompido, mantendo a segurança e conforto.
Posso doar sangue no laboratório?
Não. Este serviço é especializado de alguns lugares como hospitais e Hemocentros.
O laboratório possui equipe treinada em coleta infantil?
O Laboratório Biominas possui uma equipe capaz de atender com qualidade qualquer pessoa, independente da idade, realizando estratégias para tornar o atendimento o melhor possível.
Como consigo informações e/ou orientações sobre os exames que devo realizar?
As dúvidas podem ser tiradas a qualquer momento, basta nos contatar no número 3221-5003.
Preciso agendar a coleta do espermograma?
O espermograma não precisa ser agendado. Contudo, sua coleta deve ser feita no laboratório.
Secreção pode ser colhida em casa?
Materiais de secreção podem ser colhidos em casa. Para isso, é necessário agendar um atendimento domiciliar. Consulte-nos sobre valor da taxa para o serviço domiciliar.